A Espaço Gourmet é uma unidade de ensino particular voltada aos amantes da gastronomia.
Localizada no coração do Nihon em Tokai-shi Nawa leva a seus amantes um ensino de qualidade,tornando-se referencia como escola de cozinha e culinária.
A nossa missão é proporcionar aos nossos alunos o aprendizado de todas as técnicas da cozinha,clássica, oriental e conteporânea, de forma atual, descomplicada e totalmente prática.

A Segurança de Alimentos


Objetivo
Capacitar o profissional para criar as bases para a implantação da norma internacional ISO 22000, articulando os pré-requisitos legais e programas que garantem a segurança de alimentos com os conceitos de sistemas de gestão de segurança de alimentos na cadeia produtiva.

O curso envolve todas as ações ligadas aos conceitos e princípios da evolução na segurança de alimentos, com enfoque na legislação, programas de pré-requisitos (BPF/GMP e POP) e sistema APPCC/ HACCP aplicáveis à cadeia de alimentos.
De caráter introdutório, este curso pretende demonstrar que a produção de alimentos seguros e de qualidade é requisito básico para a satisfação do consumidor e perpetuação de qualquer organização que atue na cadeia de alimentos.
É, portanto, um passo inicial para tornar o profissional apto a criar condições para a tomada de decisão quanto à implementação da ISO 22000.
(Carga horária: 32 horas)
  Mercado de Trabalho
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Sensibilizar a organização e seus colaboradores para o padrão das práticas necessárias, por meio de ações de desenvolvimento e conscientização sobre os conceitos que o fundamentam e sobre a evolução dos sistemas que garantem a segurança de alimentos, bem como sobre os danos que podem ser causados por contaminações.
- Orientar a organização e seus colaboradores quanto ao atendimento às exigências legais relacionadas à garantia da segurança de alimentos.
- Implementar os pré-requisitos para a segurança de alimentos com base nas exigências das práticas de BPF/GMP e do sistema APPCC/ HACCP, criando estratégias apropriadas à necessidades e perfil da organização.

Panorama de mercado
As constantes transformações no cenário mundial vêm gerando novos hábitos de consumo. Por um lado, é crescente a diversidade de produtos e serviços oferecidos, por outro, as informações sobre saúde e alimentação estão cada vez mais disponíveis, sendo constantemente acessadas por consumidores cada vez mais exigentes e questionadores.

Nesse contexto, é esperado que profissional de nutrição possua amplo conhecimento sobre as mais inovadoras e internacionalmente reconhecidas metodologias e técnicas de gestão, para assegurar a qualidade e a segurança ao longo de toda a cadeia de alimentos.
  Pré-requisito e público-alvo
Pré-requisitos
Ser estudante ou formado no ensino superior nas áreas de nutrição, hotelaria, gastronomia, engenharia de alimentos ou outros relacionados com a cadeia de alimentos.

Público-alvo
Profissionais que trabalham em serviços de refeição coletiva, supermercados ou em produção de alimentos.
  Método
O curso coloca o aluno no papel de gestor na implementação de requisitos de segurança alimentar, buscando alternativas eficazes para a realização dos objetivos propostos. Nesse sentido, serão utilizados: proposições de problemas, discussões em grupo, vivências, entre outros. Também serão promovidas exposições dialogadas com apoio de slides.
  Programa
- Conceitos e princípios qualidade e segurança alimentar.
- Legislação.
- Pré-requisitos para segurança de alimentos.
- Sistema APPCC/ HACCP e Codex Alimentarius.
  Certificação
A Espaço Gourmet Japan  confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.