A Espaço Gourmet é uma unidade de ensino particular voltada aos amantes da gastronomia.
Localizada no coração do Nihon em Tokai-shi Nawa leva a seus amantes um ensino de qualidade,tornando-se referencia como escola de cozinha e culinária.
A nossa missão é proporcionar aos nossos alunos o aprendizado de todas as técnicas da cozinha,clássica, oriental e conteporânea, de forma atual, descomplicada e totalmente prática.

Prevenção de Perdas e Desperdícios


Objetivo
Capacitar profissionais para evitarem e prevenirem a ocorrência de perdas de alimentos nos estabelecimentos varejistas.

O participante aprende sobre as ações ligadas à sensibilização dos profissionais de estabelecimento varejista de alimentos para saber identificar, analisar e propor soluções práticas para minimizar perdas e desperdícios de alimentos nos estabelecimentos.
(Carga horária: 12 horas)
  Mercado de Trabalho
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Reconhecer/identificar perdas de alimentos e quais tipos de produtos alimentícios estão mais sujeitos a perdas e desperdícios, a fim de desenvolver instrumentos de registro para o estabelecimento.
- Manipular alimentos segundo características próprias do produto, respeitando as propriedades intrínsecas dos produtos alimentícios, a fim de evitar as perdas e desperdícios.
- Orientar os profissionais dos estabelecimentos varejistas, propondo a formação de grupo de estudo e trabalho, a fim de prevenir perdas e desperdícios de alimentos no estabelecimento.

Panorama de mercado
O Brasil é um grande produtor de alimentos, porém é um dos países que mais perde alimentos da produção até o ponto de venda. A gestão moderna de empresas tem se voltado cada vez mais para o máximo aproveitamento de seus recursos disponíveis, assim como para a busca de maior eficácia, com base na redução de pontos críticos de perdas e desperdícios em todos os setores da loja.

Nesse novo contexto, um profissional do setor varejista de alimentos, para ser bem sucedido, necessita preparar-se profissionalmente para atender às expectativas e necessidades das empresas que comercializam alimentos. Deve, portanto, utilizar e incorporar em sua rotina diária atitudes adequadas à prevenção de perdas e desperdícios de alimentos.
  Pré-requisito e público-alvo
Pré-requisitos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo.

Público-alvo
Profissionais que atuam em estabelecimentos varejistas de alimentos e que desejam investir em sua formação continuada ou aqueles que necessitam de formação inicial para ingressar na área.
  Método
O curso possibilita ao aluno colocar-se no papel do profissional de estabelecimentos varejistas de alimentos e buscar soluções para atender prevenção de perdas e desperdícios de alimentos. Neste sentido, serão utilizadas: proposições de problemas, discussões em grupo, vivências e simulações, dentre outras atividades. Também serão promovidas exposições dialogadas com o apoio de slides e leitura de artigos.
  Programa
- Desperdícios e Perdas.
- Produção de alimentos e comercialização: o caminho do alimento – do campo à mesa e desperdício na cadeia produtiva de alimentos.
- Características dos alimentos perecíveis e não-perecíveis.
- Conceitos de qualidade: PDCA, 5S, Boas Práticas de Manipulação.
- Recursos Humanos: relacionamento interpessoal, treinamentos e aprendizagem em equipe.